Ribeirão da Ilha

Ribeirão da Ilha é um distrito da cidade de Florianópolis, capital do Estado brasileiro de Santa Catarina. Foi criado por Alvará Régio datado de 11 de julho de 1809.

Ali se encontra o ponto culminante da Ilha de Santa Catarina: o Morro do Ribeirão, de cujo cimo é possível descortinar a Baía Sul, parte do Sertão do Peri e as montanhas do extremo sul do maciço do Cambirela, no continente, em toda sua plenitude.

O distrito destaca-se como o maior produtor de ostras do Brasil.

Sua sede é a chamada Freguesia do Ribeirão. As outras localidades do distrito, que possui uma área total de 51,54 km², são:

    Alto Ribeirão
    Barro Vermelho
    Caiacangaçu
    Caieira da Barra do Sul
    Carianos
    Costeira do Ribeirão
    Praia de Naufragados
    Praia da Tapera
    Sertão do Peri

É o segundo distrito mais antigo de Florianópolis, depois de Santo Antônio de Lisboa (distrito de Florianópolis). Ali se preservam tradições como a Festa de Nossa Senhora da Lapa, a produção das rendas de bilro, das canoas e baleeiras, dos balaios e cestos de cipó.

O centro histórico, sede da antiga Freguesia, é um dos mais antigos núcleos de colonização açoriana, fundado em meados do século XVIII. O cenário é expressão da arquitetura colonial portuguesa, constituído pelas casas geminadas, alinhadas na rua fronteira ao mar e dispostas ao redor da pracinha, tendo a igreja na cabeceira. A Igreja de Nossa Senhora da Lapa, Sé da Paróquia, foi inaugurada em 1806 , construída pelos senhores e seus escravos, em alvenaria de pedra,cal e azeite de baleia, vindo da Armação. Faz parte de um conjunto arquitetônico preservado por lei municipal de 1975, juntamente com o cemitério, aos fundos, e ao lado, o Império do Divino Espírito Santo, local da Festa do Divino, tradição religiosa açoriana.

Fotos: Márcio Rossi


SERVIÇOS DA REGIÃO

Nenhum registro encontrado.

CATEGORIAS



GALERIA DE FOTOS


Scroll to Top